26 de abr. de 2007

Tocar de ouvido ou com partitura?

Muitas pessoas me perguntam o que é melhor para um músico, ou o que torna o músico melhor, saber tocar de ouvido ou saber ler partitura?
Na minha opinião, o músico tem que saber as duas coisas; se ele souber apenas tocar de ouvido, ele ficará limitado, pois se for participar de uma orquestra, ou banda, cada instrumentos têm seu arranjo próprio; por outro lado, o músico que lê partitura também tem que ter a liberdade de improvisar, e para isso ele tem que conhecer escalas, acordes para improvisar dentro de uma lógica, e não apenas o que vem na cabeça. Ficar preso na partitura, não deixa com que o músico expresse sua emoção, deixe sua marca registrada, sua característica própria na execução da música.
Para ser um músico completo, são necessárias as duas coisas, técnica e emoção. Isso serve para qualquer tipo de instrumento, seja violão, bateria, piano.
Por isso, não fique pensando que teoria musical é um bicho de sete cabeças; aprender a ler as notas, partituras, deixará você um músico completo!

17 de abr. de 2007


Queria deixar aqui meu "obrigada" de coração e os créditos das novas fotos do blog à minha irmã Míriam, que com muito bom gosto e um olhar só dela deixou essas fotos tão bonitas. Olha, que você leva jeito, hein? Já pensou em mudar de profissão?? hehehe... Um beijo, Mi!

12 de abr. de 2007

Se você vai realizar algum tipo de recepção para seus convidados, como um coquetel, almoço ou jantar, esse momento será mais requintado, ao colocar o som do saxofone na entrada do salão, para recepcionar seus convidados.
Tenho realizado esse trabalho em recepção de festas de casamento, aniversários e os convidados ao chegarem no local, sentem-se emocionados ao encontrar músicas agradáveis na sua chegada.
Utilizo músicas de acompanhamentos (play-along) e com o saxofone, executo músicas de vários gêneros, geralmente românticas, isso dá um efeito muito bonito ao evento.