26 de abr. de 2007

Tocar de ouvido ou com partitura?

Muitas pessoas me perguntam o que é melhor para um músico, ou o que torna o músico melhor, saber tocar de ouvido ou saber ler partitura?
Na minha opinião, o músico tem que saber as duas coisas; se ele souber apenas tocar de ouvido, ele ficará limitado, pois se for participar de uma orquestra, ou banda, cada instrumentos têm seu arranjo próprio; por outro lado, o músico que lê partitura também tem que ter a liberdade de improvisar, e para isso ele tem que conhecer escalas, acordes para improvisar dentro de uma lógica, e não apenas o que vem na cabeça. Ficar preso na partitura, não deixa com que o músico expresse sua emoção, deixe sua marca registrada, sua característica própria na execução da música.
Para ser um músico completo, são necessárias as duas coisas, técnica e emoção. Isso serve para qualquer tipo de instrumento, seja violão, bateria, piano.
Por isso, não fique pensando que teoria musical é um bicho de sete cabeças; aprender a ler as notas, partituras, deixará você um músico completo!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, muito Bonito!!! Gostei do visual "clean".

    Abraços e Muita Música pra vc,

    Josec Neto

    ResponderExcluir
  2. Olá Li, td bem ? Adorei seu blog ! Abraços, Alê

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, amigos por visitar...estou melhorando a cada dia! Abraços...Li

    ResponderExcluir
  4. lilian adorei seu blog,vc estar de parabens que deus ilumine o seu caminho e que vc tenha um futuro cheio de luz.abraços de edielson dantas

    ResponderExcluir