11 de fev. de 2008

Mulheres no Sax


Por que é tão difícil vermos uma mulher tocando saxofone?
Estava procurando hoje no Google algo sobre esse assunto para colocar aqui no blog e fiquei surpresa e decepcionada: mesmo em sites internacionais informações sobre saxofonistas mulheres é muito difícil!
Será que o sax é um instrumento considerado masculino?

No Brasil, só consegui informações de duas pessoas: Daniela Spielmann e Christiane Matallo:

Daniela Spielmann: www.danielaspielmann.com
Considerada uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade, a carioca Daniela Spielmann não perde uma oportunidade de tocar seu instrumento. Integrante do grupo de choro Rabo de Lagartixa, do trio feminino Mulheres em Pixinguinha e do grupo instrumental Sincronia Carioca, ela desenvolve ainda um trabalho solo, coroado em 2001 com o lançamento de um disco individual. Neste site você poderá conhecer todas as facetas da instrumentista, compositora e arranjadora que vem angariando admiradores nos quatro cantos do mundo.

Christiane Matallo: www.christiane-matallo.com.br
Dona de uma técnica ímpar, Christiane é a única bailarina do mundo que toca saxofone tenor e sapateia ao mesmo tempo. O número já pôde ser visto em diversos programas de TV e pode ser apreciado no espetáculo "da Corda pro Pé". Em julho de 2006 a bailarina ministrou aulas de sapateado no New York City Tap Festival, em Nova York, à convite de Tony Wagg e também no Los Angeles Tap Festival, em agosto, como professora especialmente convidada por Jason Samuels e Chloe Arnold.

Internacionais já ouvi: Mindi Abair, Candy Dulfer e Pamela Williams.
Você tem essa resposta pra mim? Por que é tão difícil ver mulheres saxofonistas??

Fico muito feliz em ser uma representante da classe! Afinal, existem muitas musicistas fantásticas nesse Brasil e mundo afora, não é mesmo?

8 comentários:

  1. Olá Lilian! Sou estudante de sax e também tenho dificuldade em encontrar mulheres que o tocam. Conheço duas internacionais que você não citou: Jane Ira Bloom e Ada Rovatti (acabei de ouví-la, ela é incrível...). Também desconheço a resposta para sua pergunta... Abraço.

    Mirela

    ResponderExcluir
  2. Ola, sou estudante aqui de ribeirao, tem uma amiga que toca saxi e cursa musica aqui na facu, ela toca num grupo pagode em itau de minas, qquer coisa me da um toque que te passo contato douglas.usp@gmail.com, acredito que tenha amigas de curso dela que também tocam

    abssss

    ResponderExcluir
  3. sou saxofonista e também tenho dificuldade de encontrar mulheres no sax a unica que conheço é a tia fuller que toca o sax alto e o soprano e tem uma banda de jazz maravilhosaaaaaaa...alias adorei o blog ele é fantastico!

    ResponderExcluir
  4. Há também a japinha Kaori Kobayashi que, por sinal, manda mega beem! Gosto muito dela. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  5. Ola Lilan, estava aqui no google pesquisando a mesma coisa q voce, SAXOFONISTAS MULHERES, estou aprendendo sax alto e queria conhecer alguma para me espelhar ou adimirar, por sorte achei seu blog, que por sinal esta incrivel! Bom, na verdade há um grande preconceito contra mulheres no meio da musica, tanto q é dificil ver alguma mulher tocando em uma banda famosa! No sax nao seria diferente,ha sim preconceito, e isso pode até desanimar alguem q se interesse. =/ infelizmente!

    Parabéns pelo Blog!
    Beijos
    Anna Claudia!
    msn:claudinha_collina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alô Lilian seu comentário procede

    Eu também conheço poucas saxofonistas mulheres( Saori Yano,Kaori Kobayashi,Jessy J,Candy Dulfer,Anat Cohen, Nicole Jo.)

    Particularmente sempre tocam bem

    competindo em beleza com o instrumento.

    Abraço.

    Julio Pinheiro

    Setup:

    TS: Maesi
    Boquilha: Otto Link, Tone-Master 6

    SS: Michael:
    Boquilha: Everton 7

    Flauta: ARMSTRONG 104

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian,eu adoro sax e estive pensando que poderia ser um instrumento que eu pudesse conhecer, estudar e tocar..por hobby apenas, mas queria. É muito difícil?parabéns pelo talento! abraços..Déia.

    ResponderExcluir
  8. Não é que seja um instrumento masculino, mas primeiramente, a maioria dos instrumentistas em geral são homens, segundo, mulheres geralmente preferem violões, piano, violino, flauta transversal, clarinetes, que são instrumentos mais delicados de se ver. Além do mais, o sax, apesar de ser uma madeira, tem um som mais de metais, cujos instrumentistas são geralmente masculinos, além do mais, quando o homem quer tocar um instrumento ele não pensa apenas na música, mas tbm em conquistar mulheres com o instrumento e...vamos falar a verdade, o sax é um ás nisso né. Existem outras razões, mas cada um tem seu gosto, eu sou homem e gosto de flauta transversal...pq mulheres não podem gostar de sax ou até trombones ou souzafones????

    ResponderExcluir