27 de ago. de 2007

3º Encontro Internacional de Saxofonistas - Tatuí

Acontece no Conservatório de Tatuí, nos dias 20, 21, 22 e 23/09/07 o 3º Encontro Internacional de Saxofonistas.
Com foco na diversidade artística representada pelo saxofone, o evento trará nomes respeitados dos universos erudito e popular em concertos, workshops, oficinas, palestras e exposições. Trata-se de mais um da série de eventos organizado pela maior e melhor escola de música da América Latina voltada a instrumentos específicos. Condensados em curto espaço de tempo, tais eventos explanam de forma intensa sobre os mais importantes tópicos técnico-pedagógicos que fazem parte da estrutura educacional da música brasileira e universal, bem como, exemplificam sua concretização prática através de apreciação da excelência artística.
Importantes nomes do saxofone participam do evento, como Eugene Rousseau, um dos americanos que mais influenciou os músicos eruditos no Brasil; o francês Jean Charles Richard, jazzista que estudou com David Liebman e é considerado destaque da nova geração de jazzistas franceses. Em Tatuí, ele apresentará o trabalho solo "Faces", com saxofone barítono e soprano.
A abertura do Encontro de Saxofonistas fica a cargo do renomado quarteto paraibano "JPSax", que virá a Tatuí com seu grupo prometendo grande show de música brasileira.
Outro que tem presença confirmada é Eduardo Neves que, com seu trio, apresenta obras próprias e outras inseridas num contexto de samba-choro e samba-choro-bolero, relembrando mestres como Kaximbinho.
Já da Argentina virá Nicolás Ahumada, outro grande nome da atualidade. Quem também participa é Rodrigo Capistrano. Ele desenvolveu uma pesquisa exclusiva ao Encontro de Saxofonistas sobre as universidades brasileiras. "Ele trará informações sobre quais são as universidades que oferecem cursos de saxofone, fará análise sobre a qualidade deles e, ainda, trará dados sobre seus vestibulares", diz Erik Heimann Pais, coordenador da área de sopros do Conservatório de Tatuí.
Entre as muitas novidades estão os concertos didáticos. Um deles, voltado exclusivamente a crianças com idades entre 8 e 10 anos. O concerto "Os Aerofones do Sr. Sax" será apresentado pela primeira vez em Tatuí, por Erik Heimann Pais (saxofone) e Miriam Braga (piano). Além disso, dois grupos - Sax Bem Temperado e Saxofonia - fazem o lançamento de seus CDs no evento.
Para quem quer aprender mais sobre cuidados com o instrumento e informações básicas para formação do instrumento, os destaques são as oficinas de confecção de boquilhas e a de "Reparo de Emergência e Manutenção para Saxofone".
Ainda constam da extensa agenda exposições da Yamaha Musical do Brasil e do Ateliê Daniel Tamborin.
Inscrições
Com exceção dos concertos, que são abertos a qualquer interessado e têm ingressos vendidos a R$ 3,00 (R$ 1,50 idosos e estudantes), todas as atividades são gratuitas. Instrumentistas interessados em obter certificados de participação devem efetuar inscrições antecipadamente. Elas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário