8 de ago. de 2007

Olá!!
Geralmente nos próximos meses, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, acontecem muitos casamentos, e (graças a Deus!) minha agenda começa a ficar interessante...rs...
Por isso, se você tem interesse em contratar meus serviços, entre logo em contato, assim você garante música de qualidade em seu evento.
Além do saxofone, também montamos uma banda completa, seja para a cerimônia ou para a festa, com músicos profissionais, que pode ser composta de metais (trombone, trumpete, etc.), bateria, contra-baixo, guitarra e outros.
Aproveitando o ensejo, estou resgatando este post para facilitar a escolha das músicas do seu casamento.

A Escolha das Musicas de Casamentos sempre envolve uma série de aspectos:
- Local (nas igrejas é sempre melhor procurar um repertório sacro ou clássico)
- Quantidade de entradas (alguns casais não têm pajens, por exemplo)

Normalmente, o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o planejamento dos noivos ou do local onde será o casamento. Em algumas igrejas, não são permitidas floristas antes da noiva, e em outras não há o cortejo dos padrinhos, por exemplo.


COMO ESCOLHER AS MÚSICAS DE SEU CASAMENTO?
Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento.

1 – Entrada dos Padrinhos: a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas populares, etc. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para a esquerda. Exemplos: Dying Young, The Water Music, Going Home, Jesus a Alegria dos Homens, Primavera (Vivald)...

2 – Entrada do Noivo - para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe. Exemplos: Pompa e Circunstância, Bolero de Ravel, Silhouette...

3 – Entrada das floristas/pajens: é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (ex: que gracinha!) e portanto a música deve ser adequada para este momento. Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.
Exemplos: Somewhere Over the Rainbow, Can You Feel The Love Tonight, The Beauty and the Beast...

4 – Clarins e Clarinada: Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento músicas curtas mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir, que necessitam de clarins e outros instrumentos de metal caso queira um impacto maior.

5 – Entrada da Noiva: agora é hora de caprichar na trilha sonora. Quanto maior for a instrumentação melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional Marcha Nupcial é muito tocada mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora. Exemplos: Marcha Nupcial, Conquista do Paraíso, Ave Maria.

6 – Pajens trazendo alianças: Novamente a entrada dos pajens pode solicitar músicas mais suaves. O mesmo critério para a entrada das floristas / pajens vale para este momento. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.

7 – Benção das Alianças: Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, o que necessita de suavidade. A Ave Maria é uma das músicas mais pedidas, e existem em várias versões e compositores.

8 – Assinaturas: Para a assinatura vale a mesma regra de que para a benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.

9 – Cumprimentos: Neste momento de seu casamento, a emoção pode vir à tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns, o que pede músicas alegres e românticas. Exemplos: From This Moment On, Con Te Partiro, Forever In Love, Them From Titanic 1

10 – Saída: É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível e deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Exemplos: Say a Little Prayer For You, Ode à Alegria. Quer mais opções? Entre em contato comigo...tenho certeza que juntas faremos o melhor repertório para que seu casamento seja o momento mais marcante de sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário